...quando o desejar se transformar em... REALIZAR

terça-feira, 30 de julho de 2013

CAPACITAÇÃO DO SOFTWARE DE MONITORAMENTO DO PROJETO ESTAÇÃO FAMÍLIA

 O Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS unidade I Bezerra e Sousa e a técnica de execução do PROJETO ESTAÇÃO FAMÍLIA, Arelly Santos, participaram ontem 29.07.2013 da CAPACITAÇÃO DO SOFTWARE DE MONITORAMENTO DO PROJETO ESTAÇÃO FAMÍLIA, na Faculdade Farias Brito em Fortaleza. O referido projeto contempla em nossa unidade acompanhamento de 100 (cem) famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CRAS e CADÚNICO, participantes do Programa Bolsa Família ou BPC, tendo como objetivo geral, ampliar e as competências familiares para o fortalecimento da autonomia e melhoria na qualidade de vida. Com esse sistema vamos melhorar mais nossos serviços na organização e na vigilância social, além de um melhor acompanhamento as famílias assistidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e nos atendimentos e encaminhamentos individualizados.

ESTAÇÃO FAMÍLIA 
Um projeto do Estado do Ceará em parceria com o Município de Tauá    

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DIREITOS SÓCIO- ASSISTENCIAIS



1-    Direito à proteção social gratuita com dignidade e respeito.
2-    Direito de atenção sem discriminação entre o cidadão rural e o urbano.
3-    Direito de se manifestar, ser protagonista e exercer o controle social sem sofrer discriminação, restrição, atitudes vexatórias, quer pelo seu nível de instrução,etnia, raça,cultura, credo, idade, gênero.
4 - Direito de igualdade de acesso aos serviços sócioassistenciais, sem discriminação ou tutela, com as mesmas oportunidades dentro das possibilidades e limites de cada um.
5- Direito à escuta, acolhimento e de ser protagonista nos serviços de ação continuado, próximos à sua residência, com profissionais qualificados e capacitados, em espaços com infraestrutura adequada, acessibilidade e privacidade.
6-  Direito à convivência familiar (biológica ou construída), convívio social e comunitário.
7-    Direito à qualidade de vida: moradia digna, trabalho, cuidado com a saúde, acesso à educação, cultura, esporte, lazer, segurança pública, infraestrutura e documentação.
8-    Direito à renda.
9-    Direito à uma rede sócio assistencial custeada pela União, Estado e Município
10- Direito de ser informado sobre seus direitos e    serviços existentes em seu município.

terça-feira, 23 de julho de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSITÊNCIA SOCIAL




CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL         
Assistência Social sai fortalecida da VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Durante todo o dia de hoje 23.07 aconteceu no Centro Pastoral São José a referida   conferência com boa participação dos conselheiros do CMAS, técnicos dos projetos e programas sociais, usuários e outros seguimentos da sociedade. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social a Sra. Hilma Carvalho fez abertura dos trabalhos falando da importância da conferência e dos eixos temáticos a serem trabalhados e na oportunidade acolheu todos com alegria e satisfação relembrando dos trabalhos direcionados nas PRE-CONFERÊNCIAS organizada nos territórios dos CRAS. A conferência magna foi proferida pela Assistente Social e técnica da STDS a Sra. Teresa Serra que tão bem apresentou os eixos temáticos de acordo com as propostas da conferência nacional. Após a apresentação da conferencista foi dirigido trabalhos de grupos e em seguida apresentação na plenária com escolha e votação dos delegados para participarem da X Conferência  Estadual que acontecerá no mês de Outubro em Fortaleza. Ainda se fizeram presente o secretário de estado, Evandro Leitão da STDS e a prefeita municipal Patrícia Aguiar. O CMAS se destaca pela organização do evento e pelo apoio da gestão municipal através da Secretaria de Assistência Social e da prefeita municipal.

A GESTÃO E O FINANCIAMENTO 
NA EFETIVAÇÃO DO SUAS!



Participação e Controle Social...     

sexta-feira, 19 de julho de 2013

STDS E ESTAÇÃO FAMÍLIA CAPACITA TÉCNICOS DOS CRAS

No próximo dia 29.07.2013(segunda-feira) acontecerá em Fortaleza CAPACITAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DO PROJETO ESTAÇÃO FAMÍLIA, 02 (dois) técnicos do CRAS Bezerra e Sousa iram participar. A referida capacitação é ofertada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS. A secretária Hilma Carvalho já disponibilizou transporte para os profissionais participarem da referida capacitação e se colocou a disposição.

ESTAÇÃO FAMÍLIA, UM PROJETO QUE REALIZA SONHOS EM REALIDADE!
Governo do Estado do Ceará e Governo Municipal de Tauá
     

quarta-feira, 17 de julho de 2013

COORDENADORES DOS PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS EM ESTUDO SOBRE REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS SOCIAIS

Na última segunda feira, 15.07.2013, os coordenadores das unidades sociais PETI, PROJOVEM ADOLESCENTE, CADÚNICO e BOLSA FAMÍLIA, POLÍTICA DO IDOSO e CRAS, estiveram em reunião para tratar do REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS SOCIAIS e na oportunidade reordenaram os territórios de abrangência de atuação das equipes volante. O encontro foi marcado de discussões, metas e soluções para melhoria dos serviços nas referidas unidades. 
     

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SE REUNE COM OS COORDENADORES DOS PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, a senhora Hilma Carvalho se reuniu hoje pela amanhã com os coordenados dos programas e projetos sociais para tratar da VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL que será no próximo dia 23.07.2013 no Centro Pastoral São José com presença já confirmadas da conferencista Tereza Serra, da prefeita municipal Patricia Aguiar e do secretário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS do Estado do Ceará o senhor Evandro Leitão.

Na oportunidade a secretária Hilma falava da importância da conferência e da participação dos técnicos e dos usuários, uma vez que essa política deve ser assegurada e efetivada como direito aos nossos usuários. 

A mesma ainda parabenizou os CRAS pelas discussões e debates nas pré- conferências que estão acontecendo em cada território e ao Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, pela participação efetiva e coordenação de toda a grande Conferência Municipal.



                 

EQUIPE VOLANTE REALIZA ENCONTRO COM A COMUNIDADE E A REDE DE SERVIÇO DO DISTRITO DE MARRUÁS


Na manhã de ontem 16.07.2013 a Equipe Volante do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS unidade I Bezerra e Sousa realizou encontro com a comunidade e a Rede de Serviço do distrito de Marruás. 

O encontro aconteceu no PSF com  participação dos representes das unidades de serviços e da comunidade em geral. No encontro foi apresentado a equipe técnica e sua funções e os serviços do CRAS. Fomos muito bem acolhidos pela comunidade e já sentimos a importância de nossos serviços as famílias e usuários daquele território. 

Para melhor conhecermos os serviços da comunidade e as famílias inicialmente a equipe fará busca ativa para realizar os cadastros do CRAS e posteriormente a tabulação dos dados para construção do diagnóstico sócio-territórial da referida comunidade. 

A equipe Volante é composta por 01 assistente social, 01 pedagoga e 02 orientadoras sociais que tem por missão acompanhar as famílias dos distritos de Inhamuns, Marruás e Catarreira. 
   
      Nossa gratidão a toda equipe de profissionais do PSF de Marruás.     


Centro de Referência da Assistência Social- CRAS
   Unidade I Bezerra e Sousa            

PRÉ- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


No último dia 12 (sexta- feira) o Centro de Referência da Assistência Social- CRAS unidade I Bezerra e Sousa juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS realizou a I PRÉ- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, na Igreja Sagrado Coração de Jesus com participação de usuários dos serviços de assistência social, convidados, equipes dos programas e projetos sociais e a rede de serviço territorial. A abertura do encontro foi realizada pela vice-presidente do CMAS a senhora Ana Cristina Nogueira Calaça. Posteriormente iniciaram as pré-palestras ministradas pelos técnicos do CRAS de acordo com os eixos temáticos da Conferencia Nacional de Assistência Social. No final das palestras aconteceu debates e tira duvidas e na oportunidade foram escolhidos 03 delegados governamentais e 03 da sociedade civil para participarem da VII Conferência Municipal de Assistêncial Social que será no próximo dia 23 no Centro Pastoral São José.