O Secretário de Ciências e Tecnologia do município de Tauá, Elves Naciel, acompanhado pelo técnico, Emilson Moreira, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, realizaram nesta manhã, 26.02, visitas a todas as unidades sociais para acompanhar de perto as dificuldades de sinal de internet na rede de serviço sócio assistencial. O secretário visitou o CRAS Bezerra e Sousa e fez elogios os equipamentos tecnológicos e deixou dicas de como deve ser usado as maquinas e a internet sem que possam prejudicar o andamento dos trabalhos da unidade. Uma dica é como está sendo usado o Wi-Fi, pois se estiver muitos usuários conectados, prejudica e muito a velocidade e qualidade do sinal. Com a visita técnica do secretário a internet passou a ter melhor qualidade do sinal, sendo visível quando a equipe passou a usar os sistemas de alimentação do Estado e do Governo Federal. A coordenação do CRAS Bezerra e Sousa, agradece mais uma vez ao secretário Elves, em nome da equipe técnica e da secretária de Assistência Social, Hilma Carvalho.
...quando o desejar se transformar em... REALIZAR
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
ESTAÇÃO FAMÍLIA: SAÚDE PREVENTIVA PARA A FAMÍLIA
Os grupos de convivência do Projeto Estação Família, realizaram no período de 24 a 26 de fevereiro encontro temático e preventivo com o tema: Saúde preventiva para a família. Por ocasião do elevado índice de notificação de casos de dengue no município as famílias acompanhadas pelo projeto participaram da palestras ministrada pelos profissionais do Residência Saúde da Família e Estratégia de Saúde da Família-ESF. O encontro foi proveitoso e ao mesmo tempo dinâmico onde possibilitou troca de experiências sobre os cuidados que todos devem ter com o mosquito Aëdes aegypti. O momento foi iniciado com noções básicas de saúde e alongamentos. Os grupos de convivência são acompanhados pelos técnicos de referência e orientadores sociais dos CRAS Bezerra e Sousa e CRAS colibris, sendo que 50 famílias são trabalhadas em dois grupos no território do Bezerra e Sousa e 50 no bairro Colibris.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
SCFV: IDOSOS NO SÓCIO EDUCATIVO INTERAGEM COM O SOCIAL
Os idosos do grupo Alegria de Viver do CRAS Bezerra e Sousa, realizaram nesta quinta-feira, 25.02, encontro temático: Olha nós aqui de novo" o encontro dinâmico de acolhimento fortalece as atividades iniciais com conversas sobre a participação nos serviços do CRAS. O reencontro sempre é motivo de festa e de muita alegria e o grupo festeja com motivação para a retomada de uma nova caminhada.
TÉCNICOS E ORIENTADORES REALIZAM MUTIRÃO DE BUSCA ATIVA
Técnicos e orientadores sociais do CRAS Bezerra e Sousa, realizaram mutirão de busca ativa aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV nas diversas faixa etárias, 03 a 06 anos, 07 a 14 anos, 15 a 17 anos e idosos. Com essa atividade os serviços ganharão espaço na unidade e no fortalecimento de vínculos, pessoal, familiar e comunitário.
SCFV: IDOSOS PARTICIPAM DE ATIVIDADES FÍSICAS E RECREATIVAS
Os idosos do grupo Alegria de Viver do CRAS Bezerra e Sousa, participaram na última segunda-feira, 22.02, no Salão Comunitário do Conjunto Domingos Gomes de atividades físicas e recreativas com a educadora do Programa Esporte e Lazer na Cidade-PELC. As atividades acontecem sempre a cada segunda-feira as 16h com acompanhamento da técnica de referência do serviço e orientadores sociais.
ESTAÇÃO FAMÍLIA: TÉCNICOS ALIMENTAM SISTEMA DE MONITORAMENTO
Os técnicos de referência do Projeto Estação Famílias dos CRAS Bezerra e Sousa e Colibris desde da última segunda-feira, 22.02, alimentam o sistema de monitoramento do Projeto Estação Família com dados das famílias em acompanhamento. Após esse primeiro passo do campo família os técnicos irão alimentar a parte de relatório e agenda e por fim as oficinas ocupacionais realizadas nas unidades. O projeto acompanha 100 famílias nos territórios dos CRAS.
COORDENAÇÃO E EQUIPE VOLANTE REALIZAM ENCAMINHAMENTOS JUNTO AO SCFV
A coordenação e a equipe volante do CRAS Bezerra e Sousa, se reuniram nesta manhã, 25.02, para planejar atividades e ações voltadas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV para adolescentes de 15 a 17 anos e idosos do bairro alto Brilhante. As visitas já iniciaram com a Assistente Social e o Psicólogo do CRAS.
COORDENAÇÃO DOS CRAS E TÉCNICA DE GESTÃO REVISIÃO RELATÓRIO DE GESTÃO 2015
A técnica de gestão, Telma Diógenes, se reuniu com os coordenadores dos CRAS Bezerra e Sousa, Colibris e Aldeota nesta quarta-feira, 24.02, para rever os relatórios de gestão das unidades quanto as metas atingidas e suas porcentagens. Com essas correções, fortalecerá o relatório de gestão da Secretária de Assistência e Desenvolvimento social.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
COORDENAÇÃO E EQUIPE TÉCNICA SE REÚNEM E ORGANIZAM ATIVIDADES PONTUAIS DE ACORDO COM O PLANO DE AÇÃO 2016
A coordenação e equipe técnica do CRAS Bezerra e Sousa se reuniram nesta tarde, 18.02, para rever o plano de ação 2016 e organizar atividades pontuais a serem desenvolvidas durante o ano. Uma das metas é fortalecer vínculos entre os usuários e as famílias, fortalecer a rede de serviço do território, cumprir com a meta do pacto de aprimoramento junto as famílias que estejam com renda per-capta abaixo da média e a dinâmica do PAIF e do SCFV. O CRAS Bezerra e Sousa continuará acompanhando os usuários por faixa etária de acordo com a tipificação dos serviços. Os grupos se organizaram na seguinte escala:
* 02 grupos de crianças de 03 a 06 anos;
* 02 grupos de crianças de 07 a 14 anos;
* 06 grupos de adolescentes 15 a 17 anos- 02 destes na sede e 04 nos distritos;
* 03 grupos de idosos- 02 destes na sede e 01 no distrito de Inhamuns;
*01 grupo de gestantes;
* 02 grupos de mulheres;
O território de atuação do CRAS Bezerra e Sousa, compreende em: Bezerra e Sousa, PROURB, Conjunto Domingos Gomes, bairro Manoel Alves Mota e Alto Brilhante, bem como, nos distritos de Inhamuns, Marruás e Carrapateiras com a equipe volante. Aguarde novas informações sobre as organizações da equipe técnica quanto ao território, cronograma semanal das atividades e ações que norteiam os caminhos da unidade junto aos serviço. Com o apoio da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social o campo de atuação dos serviços cresce a cada ano no município que ora trabalha com três unidades e equipes completas em cada CRAS.
ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DA ABERTURA DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Os técnicos da Secretária de Assistência Social, participaram na última quarta-feira, 17.02, da abertura do Plano Diretor e Desenvolvimento e Mobilidade Urbana. O encontro aconteceu no auditório da Camâra Municipal de Tauá com a presença de vários seguimentos da sociedade. A prefeitura Patrícia Aguiar, fez a abertura do evento e juntamente com os palestrantes nortearam os caminhos da organização do plano que fortalecerá ações de desenvolvimento para os futuros vinte anos. Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará- IDECI estivem presentes e apresentaram a atuação do instituto nessa parceria com o município, bem como, apresentando a importância do plano para o crescimento da cidade em todos os níveis. Os técnicos do CRAS Bezerra e Sousa prestigiaram o encontro que foi coordenado pela Secretaria de Planejamento, através da Secretária Socorro Almeida.
ESTAÇÃO FAMÍLIA REALIZA VISITAS DOMICILIARES
Os técnicos de referência do Projeto Estação Família do CRAS Bezerra e Sousa, realizaram na última terça-feira, 16.02, visitas domiciliares as famílias inseridas no projeto para realização de intervenções voltadas aos serviço de atendimento e acompanhamento familiar. As atividades de grupo de convivência acontecem com boa participação das famílias nas quartas e quintas-feiras de cada semana com encontros temáticos que fortalece os vínculos familiares.
COORDENAÇÃO E TÉCNICOS DO CRAS BEZERRA E SOUSA SE REÚNEM E PLANEJAM ATIVIDADES E AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS
A coordenação e equipe técnica do CRAS Bezerra e Sousa, se reuniram na última terça-feira, 16.02, e fortaleceram encaminhamentos e planejamentos para nortear as atividades para o ano de 2016. A coordenação fez encaminhamentos desde a organização da busca ativa a inserção dos usuários ao serviços do PAIF e SCFV. A organização interna é um bom caminho para enaltecer as atividades com as famílias e buscar novos métodos de acompanhamento.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
TÉCNICOS DOS CRAS ESTUDAM NOVO CADERNO DE ORIENTAÇÕES DOS SERVIÇOS DO PAIF E DO SCFV
Os técnicos de referência dos serviços dos CRAS Bezerra e Sousa, Colibris e Aldeota juntamente com a assistente social, Alex-Sandra Melo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, se reuniram nesta manhã, 15.02, no CRAS Colibris para estudo do novo caderno de orientações dos serviços do PAIF e do SCFV. O estudo possibilitou leitura rotativa entre os profissionais e discussões a cerca dos serviços, bem como, troca de experiências e tira dúvidas sobre os caminhos norteadores dessa política que fortalece as atividades dos CRAS em seus diversos seguimentos. Segundo o blog Psicologia no SUAS, para afinar ainda mais os serviços PAIF e
SCFV, o MDS/SNAS lançou mais um caderno de orientações. Neste, o
objetivo é discorrer sobre a importante e necessária articulação entre
os serviços na PSB.
De acordo com o MDS/SNAS, o presente
documento pretende contribuir para as discussões acerca da organização e
operacionalização do PAIF e do SCFV, fornecendo elementos para que
gestores municipais e equipes da proteção social básica atuem conforme os conceitos e diretrizes estabelecidos nas normativas vigentes (grifo).
Com esse intuito, o material está estruturado em dois eixos: a gestão territorial e a execução dos serviços (MDS,2015).
Com esse intuito, o material está estruturado em dois eixos: a gestão territorial e a execução dos serviços (MDS,2015).
É um documento com linguagem bem direta e
didática quanto aos principais pontos da execução destes serviços,
retomando questões dos cadernos já publicados pelo MDS.
Vou ler tudo e tirar mais impressões. Mas considerando as nossas discussões nos debates ao vivo, já considero uma publicação pertinente porque poderá elucidar muitas dúvidas .
BAIXAR – MDS
– Caderno de Orientações -Serviço de Proteção e Atendimento Integral à
Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Articulação necessária na Proteção Social Básica. MDS, 2015. ou baixe pelo Site MDS.
https://craspsicologia.wordpress.com/2016/01/12/novo-caderno-de-orientacoes-paif-e-scfv/
Assinar:
Postagens (Atom)